viernes, 5 de octubre de 2012


Mundo está preocupado 






com efeito da 







mudança climática, diz pesquisa




Países do Sul são os que mais temem efeitos das alterações do clima.
Moradores de nações ricas acreditam que alta da temperatura é natural.

Da France Presse

As populações em todo o mundo estão conscientes e preocupadas com as mudanças climáticas, principalmente as que vivem nos países do Hemisfério Sul, menos ricas e mais expostas, indica uma vasta pesquisa Ipsos realizada em 13 países de três continentes.

Quase 9 em cada dez pessoas consultadas consideraram que o clima mudou nestes últimos 20 anos, de acordo com estudo encomendado pela companhia de seguros Axa e apresentado em Paris nesta quinta-feira (4).

Os povos dos países mais próximos dos trópicos são os mais convictos da realidade do aquecimento global, como em Hong Kong (97%) e Indonésia (98%). Em contrapartida, nos Estados Unidos, onde o ceticismo climático está profundamente enraizado, este número é de 72%. Das pessoas entrevistadas, 73% dizem ter comprovado essas mudanças por si mesmas.

O aumento da temperatura média foi percebida por 80% deles, e as secas foram identificadas por 77%, especialmente em países como Itália, Espanha, Turquia e México. Mais de 83% observaram chuvas mais intensas, o número mais elevado foi em Hong Kong, com 94%.

Países ricos não se preocupam tanto com impactos
Agora, quando se trata de identificar as causas dessa mudanças, há grandes divergências. Nos Estados Unidos, 42% dos entrevistados acreditam que as causas são naturais, assim como 34% na Grã-Bretanha. No sentido contrário, a responsabilidade dos homens foi mencionada por 94% dos entrevistados em Hong Kong e 92% no México.

A preocupação com o aumento do termômetro é generalizada. Mas se a inquietação é quase unânime nos países em desenvolvimento (97% declararam preocupação), o grau de ansiedade é mais difusa nos países ricos (81%).

No geral, as populações temem as enchentes, a elevação das temperaturas, a seca, más colheitas e também a disseminação de doenças e conflitos pelo acesso a água ou comida.

A pesquisa foi realizada entre 5 julho e 6 agosto de 2012 pela internet, e teve a participação de 13.000 pessoas com mais de 18 anos, da França, Alemanha, Itália, Bélgica, Suíça, Espanha, Grã-Bretanha, Japão, Hong Kong, Indonésia, Turquia, Reino Unidos e México.

No hay comentarios:

Publicar un comentario