martes, 28 de agosto de 2012


Cientistas descobrem elo entre



 

'larva-




monstro' e espécie de camarão


Animais considerados diferentes são da mesma espécie, diz pesquisador.
'Larva-monstro' foi descoberta há 200 anos e intriga cientistas desde então.

Do Globo Natureza, em São Pauloomente agora
'Larva-monstro' possui pele grossa, tamanho arredondado e calombos pelo corpo (Foto: Universidade George Washington/Divulgação)'Larva-monstro' possui pele grossa, tamanho arredondado e calombos pelo corpo (Foto: Universidade George Washington/Divulgação)


Cientistas da Universidade George Washington, nos Estados Unidos, descobriram um vínculo entre um animal marinho conhecido como "larva-monstro", cuja origem era um mistério para pesquisadores há quase 200 anos, e uma espécie de camarão.

A larva, chamada de Cerataspis monstrosa, na verdade pertence à mesma espécie do camarão, de nome Plesiopenaeus armatus, segundo o professor de biologia Keith Crandall, da universidade.
saiba mais.

A descoberta foi feita pelo sequenciamento do DNA da "larva-monstro", segundo afirmou o professor para o site da Universidade George Washington. O resultado foi publicado recentemente na revista científica "Ecology and Evolution" ("Ecologia e Evolução", na tradução do inglês).

O mistério sobre a origem da larva começou após o animal ter sido encontrado no estômago de peixes há cerca de dois séculos, sem que desde então fosse encontrada sua fase adulta.

Habilidade
Os cientistas passaram todo o tempo tentando identificar qual seria a fase madura da larva, e não suspeitaram da habilidade do crustáceo em se tornar um camarão com quase nenhuma semelhança com sua fase "monstro", pondera Crandall.

O corpo da "larva-monstro" carrega uma carapaça dura, corpo arredondado e calombos, além de cor laranja com tons roxos. É bem diferente do camarão, vermelho e com uma aparência que lembra a da lagosta, reforça o pesquisador.

Crandall afirma que já havia suspeita de parentesco entre a "larva-monstro" e espécies de camarão. Para o estudo, ele disse terem sido recolhidas dezenas de amostras de crustáceos, cujas sequências de DNA foram comparadas com os genes da larva por anos até que fosse encontrado o parentesco.

"É excitante ter resolvido um quebra-cabeça de 200 anos", disse o professor para o site da universidade. "É um projeto que envolveu sorte, trabalho na comparação de espécies e um bom conhecimento da atuação em campo."
Camarão identificado como a fase adulta da 'larva-monstro', após o sequenciamento do DNA (Foto: Universidade George Washington/Divulgação)Após decifrar o DNA, pesquisadores descobriram que camarão é a fase adulta da 'larva-monstro' (Foto: Universidade George Washington/Divulgação)

No hay comentarios:

Publicar un comentario